Depressão é falta de Deus? - Tire suas conclusões



depressãoDepressão é falta de Deus?
Tire suas conclusões

Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei. (Gálatas 5:17-19)

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,  a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5:22-23)

Deixei alguns em negrito para destacar mais, a palavra que foi traduzida como AMOR, é ágape, amor incondicional, amor inexplicável, o que Deus teve por nós quando enviou o Seu Filho para morrer por mim e você! Simplesmente por nos amar. Mas que motivos Ele tinha para nos amar?

O homem respondeu:
— “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.” Lucas 10:27

As palavras amor e derivados neste texto, são a palavra ágape.

A palavra para Alegria é chara, no grego o termo é usado para dizer quando uma pessoa está totalmente cheio de alegria, lotado que não cabe mais nada. Se há tristeza dentro de você, analise sua vida para ver se não está em falta de algo com Deus? (“Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus”. Mateus 5:20)

A palavra paciência em grego é macrosthumia que vem de duas palavras, macros que é de grande tamanho e thymos que é uma explosão de paixão!

Domínio Próprio, dominar a si mesmo, seu autodomínio, ter capacidade de controlar o seu “gênio”.

As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! (Gálatas 5:24-25)

Partimos para outra:
Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano. Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente. (Salmos 46:1-3)

A palavra aflição em hebraico é Tsarah, que significa adversário, adversidade, aflição, angústia, problemas, tensão (ou seja Figurativamente, problemas); tribulação, ou até mesmo miséria.

Então não importa o que eu estou passando ou o que está acontecendo no mundo, sei que no Meu Senhor (Yahweh) terei um refúgio e segurança, livre de preocupações.

Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece. (Salmos 55:22)
Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês (1 Pedro 5:7)

         Ainda não tomou uma conclusão? Vamos para outra?

Quanto à antiga maneira de viver, fostes instruídos a vos despirdes do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serdes renovados no vosso modo de raciocinar e a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade. (Efésios 4:24)

Oh, será que Deus tem depressão?

Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade! (Efésios 4:31)

Será que a tão famosa depressão que vocês tanto falam não é gerada por uma amargura?

         Ainda não deu crédito?
Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória. (Colossenses 3:1-4)

Sendo assim, fazei morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão, vontades más e a ganância, que também é idolatria. É por causa dessas práticas malignas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência. Nelas também andastes no passado, quando ainda vivíeis com esses hábitos, mas agora, livrai-vos de tudo isto: raiva, ódio, maldade, difamação, palavras indecentes do falar. Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas atitudes, e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós.
Assim, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de um coração pleno de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Zelai uns pelos outros e perdoai-vos mutuamente; caso alguém tenha algum protesto contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, assim também procedei. Acima de tudo, no entanto, revesti-vos do amor que é o elo da perfeição. Seja a paz de Cristo o juiz em vossos corações, tendo em vista que fostes convocados para viver em paz, como membros de um só Corpo. E sede agradecidos. Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo; ensinai e aconselhai uns aos outros com toda a sabedoria, e cantai salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração. E tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai. (Colossenses 3:5-17)


Se ainda não tomou uma conclusão, procure alguém e discuta este assunto com ele, sugiro que use estes textos ou outros. Que o Espírito Santo te conduza na Paz do Senhor.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário