Jejum, afinal, é errado falar que estou fazendo jejum? - Mateus 6:16-18

Então, quando estiver jejuando, não fique claro e evidente para o homem, mas para o seu Pai, que te vê em secreto e te dará um presente. (Mateus 6:18)

Explicação do versículo no original:

jejum e oraçãoA palavra para Mateus 6:1, quando fala da caridade, está mais ligada com Mateus 11:7 / Atos 8:18 (ver / vista com atenção / ver com os olhos)

E a palavra de Mateus 6:18 está mais ligada com Mateus 13:26 (aparecer / tornar evidente /para atender os olhos, atingir a visão, ficou claro e manifesto, clarear, esclarecer)

A ultima palavra que é tratada como recompensará é ligada com Mateus 12:36 / Apocalipse 18:6 (dar um presente, retribuir, recompensar)

Quando jejuamos Deus olha para nós e nos abençoa, nos dá um presente. ALELUIAS! Deus é tão precioso! Jesus é maravilhoso! Hoje na leitura, tivemos a dúvida sobre falar sobre o Jejum com outra pessoa, agora fomos olhar no original.

Afinal, é errado falar com os outros sobre que estou fazendo jejum?

RESPOSTA: Não, não há versículos que proíbem falar a alguém, porém, Jesus fala neste texto (Mateus 6:16-18) para a pessoa não fazer jejum igual aos fariseus. Como os fariseus faziam jejum?

Diz neste texto:

Quando jejuardes, não vos mostreis com aspecto sombrio como os hipócritas; pois desfiguram o rosto com a intenção de mostrar às pessoas que estão jejuando.

Eles desfiguravam o rosto para parecerem humildes, e assim estar a vista de todos, e receber elogios de todos e Jesus completa avisando que eles já receberam a sua recompensa. Sim, o elogio que eles recebem já foram as recompensas que eles receberam.

Mas vemos o versículo lá em cima falando sobre o jejum que deve ficar em secreto, e agora?

Jesus fala o seguinte, para quando nós jejuarmos não ficarmos com aspectos sombrios e desfigurarmos os rosto, e sim ungir a cabeça e lavar o rosto, para que os outros, não vejam em sua aparência física, não percebam que estão jejuando. Ele fala para não irmos de esquina em esquina gritar que estamos fazendo jejum; para não tocarem trombetas para nós mesmos, como fazem os orgulhosos, hipócritas e fariseus.

Eu sugiro que quando jejuarmos não falemos para ninguém para evitar que o orgulho nasça dentro de nós, Deus despreza os orgulhosos e ama os que praticam a justiça!

Mas se houver alguma necessidade de dizer, não tem problemas, contanto que não seja para sua vã gloria.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário